RESUMO
Educação bilíngue de alunos surdos: experiências inclusivas na
Escola Municipal Paulo Freire/Niterói
Autora: Rosana Maria do Prado Luz Meireles
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Valdelúcia Alves da Costa
O presente estudo foi realizado na Escola Municipal Paulo Freire, da Fundação Municipal
de Educação, Niterói/RJ, tendo como objeto de estudo seu projeto de educação
bilíngue/bicultural para alunos surdos. O estudo se desenvolveu considerando as questões:
Quais as concepções político-filosóficas que fundamentam o Projeto de Educação Bilíngue da Escola
Municipal Paulo Freire/ Niterói/RJ?; Qual a organização pedagógica do referido projeto?; Como se
dão as relações interpessoais entre professores e alunos surdos e ouvintes na implementação do
projeto?. Com base nessas questões, este estudo avaliou o processo de inclusão e de organização
pedagógica da educação de surdos na referida escola e para tal foram estabelecidos os objetivos:
Caracterizar o Projeto de Educação Bilíngue para alunos surdos na Escola Municipal Paulo
Freire/Niterói no que se refere às concepções político-filosóficas para educação de alunos surdos; à
organização pedagógica; às dinâmicas relacionais vividas no processo de inclusão e os
desafios postos aos profissionais da escola na educação de alunos surdos; à centralidade da
Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS na aquisição, construção do conhecimento dos alunos
surdos e na comunicação entre surdos e ouvintes. Foi adotada a teoria crítica como suporte
teórico-metodológico, com ênfase no pensamento de Adorno quanto aos aspectos
democráticos da educação, considerando a escola como lugar de reflexão e crítica às ações
de dominação cultural, visando não permitir sua reprodução. Também foi considerado o
pensamento de Skliar quanto à sua perspectiva de educação de alunos surdos que respeite
as singularidades da língua e cultura da comunidade surda, assim como o bilingüismo, uma
opção teórico-metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos e de sua
formação com base na LIBRAS e a língua portuguesa. Quanto ao material e procedimentos
de coleta de dados, foram realizadas observações no cotidiano escolar; análise documental;
aplicação de questionários aos professores, agentes educacionais bilíngues surdos e equipe
técnico-pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire, como também entrevista semiestruturada com a coordenadora de Educação Especial, Fundação Municipal de Niterói.
Além disso, foram analisados documentos que fundamentam o projeto estudado, como:
Carta de Intenções da escola; Projeto inicial e de Educação Bilíngue para alunos surdos;
Projeto posterior ampliado; e o documento de descrição sumária sobre o cargo de agente
educacional bilíngue. Os resultados revelaram tanto os desafios enfrentados pela escola
como as conquistas em prol da educação democrática e inclusiva para alunos surdos,
respeitando suas singularidades no que se refere à língua, identidade e cultura como
fundamentais em sua formação.
Palavras-chaves: Educação bilíngue; Alunos surdos; Inclusão escolar.
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