Relatórios e Bibliografia


















Educação e Emancipação



FICHA TÉCNICA
ISBN: 9788577531172
Título: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
Autor: ADORNO, THEODOR W.
Editora: PAZ E TERRA
Formato: 14X21
Páginas: 192
Idioma: PORTUGUÊS
Assunto: EDUCAÇÃO / PEDAGOGIA
Edição: 1
Ano: 1995


SINOPSE
Em Educação e emancipação, Theodor W. Adorno reafirma sua importância na discussão de temas em favor da cultura e contra a "falsa cultura". Contrariando a imagem de um pensador denso e de difícil acesso, Adorno reúne ensaios arrebatadores e atuais como o que significa elaborar Auschwitz e elaborar o passado, considerados verdadeiras aulas de dialética, além de textos como a filosofia e os professores e tabus acerca do magistério, televisão e formação, educação contra a bárbarie, entre outros.





Inclusão profissional de trabalhadores com deficiência intelectual
na cidade de São Paulo




FICHA TÉCNICA
Organizador: José Leon Crochick
Autores: Alex Sandro Corrêa, Arlindo da Silva Lourenço, Cintia
Copit Freller, Fabiana Duarte de Sousa Ventura, Gabriel
Katsumi Saito, Lucas Alves, Marcia Pessoa, Patrícia Ferreira de Andrade, Ricardo Casco, Roberta Cruz Lima, Rodrigo Nuno Peiró Correia, Sandra da Cunha Cirillo, Viviane Borges Dias
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 0,9 cm
Número de páginas: 160
Idioma: português
Edição: 1ª Edição
ISBN: 9788569430223



SINOPSE
Tendo em vista o progresso da inclusão de pessoas com deficiência intelectual em diversas esferas da vida como a escola, o trabalho, o lazer, cabe investigar se houve também maior interação social dessas pessoas, com avanços em relação à participação na vida coletiva e à satisfação individual. Este livro apresenta e discute os dados obtidos por meio de uma pesquisa realizada com jovens trabalhadores com síndrome de Down. Tal estudo teve como norteadores os seguintes objetivos: a) verificar se jovens trabalhadores com deficiência intelectual foram adequadamente preparados pelas instituições escolares para o trabalho, considerando se foram formados por instituições especiais ou pela escola regular e o nível socioeconômico de suas famílias; b) se estão bem incluídos em seus empregos, considerando sua produtividade e relações com colegas, chefes e clientes; e c) se, após o emprego, puderam ampliar seu círculo de amizades, sua autonomia e consequente bem-estar. Foram entrevistados trabalhadores com síndrome de Down com idades entre 18 e 35 anos, com formação no Ensino Fundamental, no mínimo, e que estavam no emprego há pelo menos um ano. Esses entrevistados indicaram um colega do trabalho e um amigo, os quais, em conjunto com seus chefes no trabalho, familiares e orientador educacional da escola em que se formaram, também foram entrevistados. Além disso, durante ao menos um período, cada um dos jovens trabalhadores com deficiência intelectual foi observado. A referência teórica foi a Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os trabalhos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.





Ética e pesquisa em Educação: subsídios




É com grande entusiasmo que a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) disponibiliza à comunidade acadêmica da área de Educação este material sobre ética na pesquisa, que se constitui em um documento que visa oferecer aos pesquisadores da área um conjunto de subsídios sobre o tema. O material foi organizado em forma de verbetes, os quais poderão ser úteis para os pesquisadores da área, bem como para os pesquisadores em processo de formação. Neste primeiro documento, foram selecionados alguns verbetes que, certamente, cobrem apenas uma parte das questões éticas da pesquisa em nossa área.

Por meio deste documento, a ANPEd reafirma o seu compromisso com o aperfeiçoamento constante da pesquisa em Educação e com a questão da ética na pesquisa. A preocupação da ANPEd com essa questão não é recente. Desde 2007, diversas iniciativas têm sido realizadas com o objetivo de promover a discussão sobre ética na pesquisa. No entanto, foi a partir de 2013 que a ANPEd intensificou as ações sobre essa questão, por meio das seguintes atividades: a) participação no GT de Ciências Humanas e Sociais (CHS) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), encarregado de elaborar resolução completar sobre a ética na pesquisa em CHS; b) a ANPEd, a partir de 2013, passou a integrar o Fórum de Associações de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA), o qual tem desenvolvido diversas ações sobre a ética na pesquisa, que objetivam a criação de um sistema de revisão ética próprio, fora da área da Saúde; e c) criação de uma Comissão encarregada de fomentar as discussões sobre ética em pesquisa (2015) e de um espaço no Portal da ANPEd para informações sobre ética na pesquisa.

Um dos resultados do trabalho da referida Comissão foi a organização de um documento intitulado “Ética na pesquisa em Educação: documento preliminar”, divulgado a partir de julho de 2017. De julho de 2017 a maio de 2019, a Comissão recebeu contribuições para o referido documento, cuja versão atualizada constitui-se no primeiro texto deste material.

A questão da ética em pesquisa é complexa e abrangente. Esperamos que outras publicações venham a ser organizadas, ampliando, assim, o acúmulo de discussões e de materiais acerca do tema.

Agradecemos aos pesquisadores e pesquisadoras que aceitaram participar da produção
desse material.

Julho de 2019.

Comissão de Ética na Pesquisa – ANPEd







Campanha de Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes



Esta cartilha faz um panorama sobre os principais conceitos que envolvem a violência contra crianças e adolescentes, especialmente quando o que ocorre é a violência sexual. O objetivo é difundir esse tema para cada vez mais pessoas, aumentando a consciência sobre o assunto,

sobretudo nos espaços corporativos.



A cartilha faz parte de uma ação da Campanha de Prevenção à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, uma iniciativa conjunta do Poder Público, setor empresarial

e sociedade civil.



Trata-se de uma realização do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNVSCA) – uma área da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.



Em parceria inédita com o PNVSCA, participam também da campanha importantes empresas brasileiras dos mais diversos setores, bem como o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e o Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).





Pipo em Fifi em: Como conversar com as crianças sobre nudez?





Na nossa cultura, onde o nu é restrito a ambientes privados e até tabu, a nudez pode causar confusão quanto ao que pode ser benéfico ou não para a criança nas relações familiares e sociais.

Essa publicação gratuita vai ajudar família e escola a ter um diálogo descomplicado e muito educativo sobre essa questão!






Educação Inclusiva e Direitos Humanos: perspectivas contemporâneas




  • FICHA TÉCNICA 
  • Cortez Editora 
    Coleção: Coleção Educação em Direitos Humanos 
    Organizador: Valdelúcia Alves da Costa, Aida Maria Monteiro Silva 
    ISBN: 9788524923630 
    Número de páginas: 192 
    Formato: 16.00 x 23.00 
    Peso: 290 gramas



SINOPSE

A Educação em Direitos Humanos é um requisito indispensável para avançarmos na democratização das sociedades, e no caso do Brasil, é uma exigência fundamentada das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos do Conselho Nacional de Educação, no sentido de orientar os sistemas de ensino na elaboração de políticas, programas e projetos educacionais. Ao relacionar a formação docente na perspectiva da educação inclusiva e na cultura do respeito aos direitos humanos, temos a compreensão da importância do papel do/a profissional da educação, considerando que este/a, ao trabalhar com conhecimento, valores, atitudes, pode contribuir no desenvolvimento de pessoas mais humanizadas, que reconheçam o outro como sujeito de direito. Este livro é dedicado a todos/as profissionais que atuam ou pretendem atuar na educação com o compromisso de que ela seja, de fato, inclusiva.

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Políticas Públicas de Educação: pesquisas em confluência




FICHA TÉCNICA


Título: Políticas Públicas em Educação: Pesquisas em Confluência
ISBN: 9788587258939
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Ano de edição: 2010
Edição: 1ª

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Preconceito, Indivíduo e Cultura



FICHA TÉCNICA

Editora: Casa Do Psicologo
Ano: 2011
Peso: 450g
ISBN: 9788573964899
Idioma: Português

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Educação Inclusiva: Algumas pesquisas



FICHA TÉCNICA

Capa comum: 256 páginas
Editora: Novas Edições Acadêmicas (20 de novembro de 2017)
Idioma: Português
ISBN-10: 9783330727106
ISBN-13: 978-3330727106
ASIN: 3330727101
Dimensões do produto: 15 x 1,5 x 22 cm
Peso de envio: 299 g

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Bullying, preconceito e desempenho escolar: uma nova perspectiva



FICHA TÉCNICA

Editora: BENJAMIN EDITORIAL
ISBN: 856943006X
ISBN13: 9788569430063
Edição: 1ª Edição - 2017
Número de Páginas: 120
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16.00 x 23.00 cm.


SINOPSE

Este livro apresenta uma nova perspectiva ao estudo do bullying e do preconceito no ambiente escolar, refletindo sobre as particularidades dessas duas formas de violência e relacionando-as às hierarquias que distinguem estudantes com base no desempenho acadêmico e na popularidade. Analisando dados obtidos em pesquisas desenvolvidas entre 2010 e 2014 com estudantes de escolas públicas da cidade de São Paulo, os autores demostram que, embora o bullying e o preconceito estejam relacionados, eles possuem características específicas que precisam ser reconhecidas de modo a contribuir para que educadores desenvolvam iniciativas mais adequadas para prevenir tais formas de violência.

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Direitos Humanos em Educação: formação e inclusão no Brasil e México 


FICHA TÉCNICA

Editora: Intertexto X CAPES
Organizadores: Valdelúcia Alves da Costa e Raúl Vargas Segura
Edição: 1ª Edição - 2018

Disponível em: 





Educação Inclusiva as Contradições do Direito À Educação






FICHA TÉCNICA

Editora: Inertexto
Ano: 2016
Estante: Pedagogia
Peso: 590g
Idioma: Português


SINOPSE

O livro A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.



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