FICHA TÉCNICA
ISBN: 9786586515015
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Páginas: 206
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
SINOPSE
ISBN: 9786586515060
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1
Páginas: 200
Coleção: DIALOGOS COM PENSADORES DA EDUCAÇAO BRASILEIRA - Vol. 2
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
Título: Ensaios sobre florestan fernandes: sociologo, politico e defensor da educaçao publica
ISBN: 9786586515077
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1,3
Páginas: 264
Coleção: Dialogos com pensadores da educação brasileira
Ano de edição: 2023
Edição: 1ª
Editora: Inertexto
Ano: 2016
Estante: Pedagogia
Peso: 590g
Idioma: Português
SINOPSE
Editora: Intertexto X CAPES
Organizadores: Valdelúcia Alves da Costa e Raúl Vargas Segura
Edição: 1ª Edição - 2018
ISBN: 978-85-7964-088-9
Encadernação: Brochura
Páginas: 206
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
SINOPSE
O livro “Diálogos com Paulo Freire – tributo ao centenário do Patrono da Educação Brasileira”, que reúne artigos de alguns dos principais intelectuais do país para analisar a obra de um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial. Em nove artigos, 15 educadores e pesquisadores traçam, com detalhes minuciosos, a trajetória do Patrono da Educação Brasileira, sua formação, influências, a origem e os desdobramentos de seu pensamento, além de sua ação efetiva na Educação e suas interseções no campo político-ideológico. O prefácio é do sociólogo francês Eric Plaisance e o posfácio de Osmar Fávero, profundo conhecedor do fenômeno Freire.
Clique AQUI para comprar o livro
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
ISBN: 9786586515060
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1
Páginas: 200
Coleção: DIALOGOS COM PENSADORES DA EDUCAÇAO BRASILEIRA - Vol. 2
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
SINOPSE
O segundo volume da coleção Diálogos com Pensadores da Educação Brasileira, da Editora Nitpress, vindo à luz no final do ano de 2022, marca o fim de um dos períodos mais obscurantistas da história brasileira, realçando o brilho, a genialidade e o ardor democrático dos grandes nomes sobre os quais este projeto editorial lança o seu foco. O tributo a Darcy vem a lume embalado pelos ventos da liberdade e da retomada de um projeto grandioso para o Brasil, na busca da justiça social e do sonho sonhado por ele e por seus camaradas trabalhistas autênticos, socialistas, comunistas, enfim, democratas - a construção de uma civilização independente, próspera e justa no Hemisfério Sul. Um sonho tão grande quanto era a sua própria personalidade multifacetada de intelectual, educador, antropólogo, político, fazedor de escolas e universidades.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
ISBN: 9786586515077
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1,3
Páginas: 264
Coleção: Dialogos com pensadores da educação brasileira
Ano de edição: 2023
Edição: 1ª
SINOPSE
Neste terceiro volume, a coleção Diálogos com Pensadores da Educação Brasileira prossegue com sua vocação de publicar livros que enfocam pensadores e pensadoras da educação brasileira, sempre colocando suas ideias em diálogo com outros(as) intelectuais, nacionais ou estrangeiros.
Tal diálogo envolve, no mais das vezes, as dimensões política, filosófica, sociológica ou pedagógica do(a) pensador(a) enfocado(a), ressaltando similitudes e dissonâncias, teóricas, metodológicas ou ideológicas, com os(as) interlocutores(as) que são chamados(as) a dialogar nos diferentes capítulos de cada título da coleção.
No presente volume, há uma clara ênfase na articulação entre sociologia e educação, em face da trajetória fulgurante de Florestan Fernandes em ambas as áreas, sempre marcada por compromissos inequívocos com a educação do povo, com a democracia e com o desenvolvimento soberano do Brasil.
Para tanto, Florestan, seja ao analisar o modelo societário no Brasil de seu tempo, seja ao examinar as condições objetivas de funcionamento da escola pública brasileira, denuncia, com base em densa fundamentação, as limitações insuperáveis do modo de produção capitalista, quando se tem em vista os objetivos de forjar uma sociedade igualitária e de democratizar o direito à educação.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Ano: 2016
Estante: Pedagogia
Peso: 590g
Idioma: Português
SINOPSE
O livro A educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Intertexto X CAPES
Organizadores: Valdelúcia Alves da Costa e Raúl Vargas Segura
Edição: 1ª Edição - 2018
ISBN: 978-85-7964-088-9
SINOPSE
Este livro se debruça sobre os Direitos Humanos em Educação com ênfase na formação e na inclusão no Brasil e México. Para tal, reúne relatos de pesquisas e experiências de estudiosos brasileiros e mexicanos da área de ciências sociais e humanas sobre uma temática com significativas demandas sociais que nos impõe enfrentar os desafios postos ao exercício dos direitos humanos e sua estreita relação com a educação, formação e inclusão. A intenção deste livro é de contribuir no combate ao preconceito, à segregação, ao obscurantismo das mentes e à negação do exercício da liberdade, possibilitada pela experiência da vida sob a égide dos direitos humanos. O pensamento crítico contemporâneo presente neste livro expressa possibilidades de se lançar luz sobre uma temática fundamental na afirmação da democracia social na América Latina e, consequentemente, de se contrapor às consequências adversas das reformas educacionais e da formação sob a égide do capital, que mais se volta contra os indivíduos e/ou grupos sociais do que a favor dos direitos humanos na educação e no mundo do trabalho.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Benjamin Editorial
ISBN: 856943006X
ISBN13: 9788569430063
Edição: 1ª Edição - 2017
Número de Páginas: 120
Acabamento: Brochura
Formato: 16.00 x 23.00 cm.
SINOPSE
Este livro apresenta uma nova perspectiva ao estudo do bullying e do preconceito no ambiente escolar, refletindo sobre as particularidades dessas duas formas de violência e relacionando-as às hierarquias que distinguem estudantes com base no desempenho acadêmico e na popularidade. Analisando dados obtidos em pesquisas desenvolvidas entre 2010 e 2014 com estudantes de escolas públicas da cidade de São Paulo, os autores demostram que, embora o bullying e o preconceito estejam relacionados, eles possuem características específicas que precisam ser reconhecidas de modo a contribuir para que educadores desenvolvam iniciativas mais adequadas para prevenir tais formas de violência.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Clique AQUI para comprar o livro
ASIN: 3330727101
Editora: Novas Edições Acadêmicas (20 novembro 2017)
Idioma: Português
Capa comum: 256 páginas
ISBN-10: 9783330727106
ISBN-13: 978-3330727106
Dimensões: 15.01 x 1.47 x 22 cm
SINOPSE
As pesquisas apresentadas neste livro originaram-se do projeto Preconceito em relação aos incluídos na educação inclusiva. Com financiamento do CNPq, foi desenvolvido, em São Paulo, de 2008 a 2010, no Instituto de Psicologia da USP; após esse período, colegas de outras universidades, das áreas de Educação e da Psicologia, por meio da Teoria Crítica da Sociedade, o reaplicaram em suas cidades. Os pesquisadores das demais universidades que desenvolveram esse projeto foram: da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as professoras Branca Maria de Meneses e Dulce Regina Pedrossian; da Universidade Estadual da Bahia, as professoras Luciene Maria Silva, Jaciete Barbosa dos Santos e Jamara Dourado; da Universidade Federal do Pará, a professora Rosi Giordano e as pesquisadoras Jaciane Viana Oliveira e Lana J. Santos Nazareth; e na Província de Buenos Aires – Argentina, da Universidad Nacional de Avellaneda – os professores Horácio M. Ferber, Mabel Del Giúdice, Viviana Carolina González e Cecilia Barcena. Em São Paulo, participaram da pesquisa os professores Ricardo Casco, Cíntia C. Freller, Lineu Nório Kohatsu, Marian Ávila de Lima e Dias.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Casa Do Psicologo
Ano: 2011
Peso: 450g
ISBN: 9788573964899
Idioma: Português
SINOPSE
Reflexão aprofundada, procurando ver o que externamente é invisível e apontando para o mundo interno. O autor transmite o que apreendeu, sem utilizar fórmulas estereotipantes, mas consciente de que as próprias palavras podem aprisionar o objeto de que falam, assim como libertá-lo.
Clique AQUI para comprar o livro
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Intertexto
ISBN: 9788587258939
ISBN: 9788587258939
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Ano de edição: 2010
Edição: 1ª
SINOPSE
Políticas Públicas de Educação: Pesquisas em Confluência Os capítulos que constituem a presente obra derivam, direta ou indiretamente, de linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade pública brasileira e confluem em vários sentidos: na afirmação da política educacional como uma das políticas centrais para a promoção da igualdade; na valorização da democracia como referência nos processos de discussão, formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de educação; e na concepção da escola como lugar privilegiado para a construção de saberes instituintes sobre políticas educacionais e para a materialização de políticas que contribuam para emancipar os sujeitos nelas implicados, profissionais da educação e alunos, que vivificam a dialética do ensinar e do aprender no cotidiano escolar.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Cortez
Coleção: Coleção Educação em Direitos Humanos
Organizadoras: Valdelúcia Alves da Costa e Aida Maria Monteiro Silva
ISBN: 9788524923630
Número de páginas: 192
Formato: 16.00 x 23.00
Peso: 290 gramas
SINOPSE
A Educação em Direitos Humanos é um requisito indispensável para avançarmos na democratização das sociedades, e no caso do Brasil, é uma exigência fundamentada das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos do Conselho Nacional de Educação, no sentido de orientar os sistemas de ensino na elaboração de políticas, programas e projetos educacionais. Ao relacionar a formação docente na perspectiva da educação inclusiva e na cultura do respeito aos direitos humanos, temos a compreensão da importância do papel do/a profissional da educação, considerando que este/a, ao trabalhar com conhecimento, valores, atitudes, pode contribuir no desenvolvimento de pessoas mais humanizadas, que reconheçam o outro como sujeito de direito. Este livro é dedicado a todos/as profissionais que atuam ou pretendem atuar na educação com o compromisso de que ela seja, de fato, inclusiva.
Organizador: José Leon Crochick
Autores: Alex Sandro Corrêa, Arlindo da Silva Lourenço, Cintia Copit Freller, Fabiana Duarte de Sousa Ventura, Gabriel Katsumi Saito, Lucas Alves, Marcia Pessoa, Patrícia Ferreira de Andrade, Ricardo Casco, Roberta Cruz Lima, Rodrigo Nuno Peiró Correia, Sandra da Cunha Cirillo, Viviane Borges Dias
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 0,9 cm
Número de páginas: 160
Idioma: português
Edição: 1ª Edição
ISBN: 9788569430223
SINOPSE
Tendo em vista o progresso da inclusão de pessoas com deficiência intelectual em diversas esferas da vida como a escola, o trabalho, o lazer, cabe investigar se houve também maior interação social dessas pessoas, com avanços em relação à participação na vida coletiva e à satisfação individual. Este livro apresenta e discute os dados obtidos por meio de uma pesquisa realizada com jovens trabalhadores com síndrome de Down. Tal estudo teve como norteadores os seguintes objetivos: a) verificar se jovens trabalhadores com deficiência intelectual foram adequadamente preparados pelas instituições escolares para o trabalho, considerando se foram formados por instituições especiais ou pela escola regular e o nível socioeconômico de suas famílias; b) se estão bem incluídos em seus empregos, considerando sua produtividade e relações com colegas, chefes e clientes; e c) se, após o emprego, puderam ampliar seu círculo de amizades, sua autonomia e consequente bem-estar. Foram entrevistados trabalhadores com síndrome de Down com idades entre 18 e 35 anos, com formação no Ensino Fundamental, no mínimo, e que estavam no emprego há pelo menos um ano. Esses entrevistados indicaram um colega do trabalho e um amigo, os quais, em conjunto com seus chefes no trabalho, familiares e orientador educacional da escola em que se formaram, também foram entrevistados. Além disso, durante ao menos um período, cada um dos jovens trabalhadores com deficiência intelectual foi observado. A referência teórica foi a Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os trabalhos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.
_________________________________________________________________
FICHA TÉCNICA
Editora: Paz & Terra; 5ª edição
Idioma: Português
Capa comum: 208 páginas
ISBN-10: 6555480165
ISBN-13: 978-6555480160
Dimensões: 13.5 x 0.9 x 21 cm
SINOPSE
Em Educação e emancipação, Theodor W. Adorno reafirma sua importância na discussão de temas em favor da cultura e contra a "falsa cultura". Contrariando a imagem de um pensador denso e de difícil acesso, Adorno reúne ensaios arrebatadores e atuais como o que significa elaborar Auschwitz e elaborar o passado, considerados verdadeiras aulas de dialética, além de textos como a filosofia e os professores e tabus acerca do magistério, televisão e formação, educação contra a bárbarie, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário