O livro Formação, Currículo e Diversidade: entre saberes e experiências vem a público num momento em que o mundo entancou frente a uma pandemia avassaladora causada pelo novo coronavírus SARSCoV-2, que provoca a doença COVID-19, capaz de causar destruição, morte, dor. Não diríamos que indiscriminadamente, como afirmam muitos, se considerarmos as condições socioeconômicas precárias da maioria da população vitimada, no caso, exemplificando, com a população menos favorecida do nosso país.
E nós, na qualidade de profissionais da Educação, grupo detentor de alguma representatividade na sociedade, de repente, de forma pendular, passamos a oscilar entre a cruel realidade por demais adversa a nos causar medo e pânico e a necessidade de encontrar saídas condizentes com o engajamento profissional, marca de fogo da profissão que escolhemos conscientemente.
É, pois, neste contexto prenhe de contradições, no qual somos atrizes e espectadoras, que este livro se materializa, marcado por uma conjuntura social e política neoliberal, alimentada pelo consumismo galopante, produto do trabalho humano, principalmente, o executado pelos segmentos sociais menos favorecidos e que dele não usufruem. Dessa forma, a preservação e a luta pela vida de milhares de pessoas tornam-se secundárias, principalmente, se os atingidos são pessoas marcadas por desigualdades sociais profundas e que precisam se submeter diariamente a maior exposição à COVID-19, doença contagiosa e letal.
Feito este sucinto “quase desabafo” entendemos que “navegar é preciso”, no dizer do poeta português Fernando Pessoa. Então, cabe dizer que este livro abriga múltiplas contribuições de pesquisador/as da área da educação interessadas em debates gerados por formas plurais de pensar e de agir e em diálogos pautados no respeito às diferenças que precisam se consubstanciar em currículos, de modo a distanciá-los cada vez mais dos ditames de políticas governamentais prescritivas e, por isso, inférteis, aproximando-os de uma política cultural na qual possam ser expressas posições plurais na produção de saberes objetivadas nos cursos de formação de professores.
O livro em apreço contém 11 capítulos que trazem à luz as visões de mundo do/as autor/as expressas em questionamentos, confirmações, dúvidas e análises, abrangendo saberes teóricos, resultantes de pesquisas entrelaçadas, de certa forma, na formação, no currículo e na diversidade: palavras estas
que habitam nossa vivência cotidiana.
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