quinta-feira, 25 de março de 2021

E-book Educação, Direitos Humanos e Inclusão



    Educação, Direitos Humanos e Inclusão – esta tríade de palavras, em suas interconexões contemporâneas, constitui o fio condutor desta coletânea. Trata-se de expressões  polissêmicas, que têm recebido atenção de diferentes grupos sociais com nuances específicas, interesses diversos e variados efeitos de sentidos.

Nesta obra, a Educação, os Direitos Humanos e a Inclusão acenam como prerrogativas atinentes à dignidade humana, cujos destinatários são todas as pessoas, independentemente de origem, classe social, crença, faixa etária, etnia, gênero, condição física, intelectual ou sensorial. Assim, a Educação ganha contornos de um direito essencial, cuja promoção auxilia no desenvolvimento e defesa de outros Direitos Humanos, ou seja, uma Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a Inclusão – como resposta aos processos excludentes cotidianos sociais e educacionais – desponta como um Direito Humano emergente, capaz de equacionar as demandas de acesso universal aos bens materiais e imateriais, com atenção às diferenças e às peculiaridades dos sujeitos e das populações, sobretudo aquelas que historicamente já são marginalizadas, estigmatizadas e vulnerabilizadas.

 

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